terça-feira, 19 de junho de 2012

Onomatopeia-Explicação e Atividade

by: Schtuz Mangovsk-ABC do Português
As palavras que "parecem barulhos", que procuram imitar sons são chamadas de onomatopeias.

Na linguagem do dia a dia, quando alguém conta e quer torná-lo mais interessante,com frequência reproduz vários tipos de ruídos usando onomatopeias como: patati-patatá, ti-ti-ti, blá-blá-blá, pá-pum, vapt-vupt, ploft!
Nas histórias em quadrinhos, que geralmente têm muitos desenhos e poucas palavras, também são usadas onomatopeias, que ajudam o leitor a entender o que ocorre na cena retratada. Nesses casos, as onomatopeias costumam aparecer em letras diferentes e coloridas, acompanhadas de traços gráficos que intensificam o som que se produziu






Atividade-
1-Crie uma sequencia de palavras que emite ruídos ritmados nas seguintes situações:
a-Alguém chupando jabuticaba--barulho da fruta ao ser esmagada pelos dentes e do caroço sendo jogado numa lata.
Resposta Mais Relevante: Arg!/Suap!
b-Um assobio e duas batidas de mão
Resposta Mais Relevante:Fiu!/Clap!
c-Grunhido do porco e mugido da vaca.
Resposta Mais Relevante: Nhoc!/Muuuuuuuuu!
d-Zumbido do pernilongo e golpe de mãos para matá-lo.
Resposta Mais Relevante: ZiiiiiiiiiZiiiiiiiiZiiii/Clap!
2-A criação de onomatopeias não é o único modo de imitar sons. As falas a seguir foram registradas tal como seriam pronunciadas com destaque na grafia.Explique o recurso utilizado e a sua finalidade.
a-A mãe chega em casa depois de um exaustivo dia de trabalho e declara:
-Estou morreeeeeennnnndooooo de cansaço!
Resposta Mais Relevante: A mãe está muito cansada.
b-Juninho aprontou uma nova "arte":quebrou a vidraça do vizinho.O pai chama o menino:
-JU-NI-NHOOOO, vem aqui!
Resposta Mais Relevante: O pai está irritado e bravo.
c-Pela Terceira vez na partida de futebol, a bola bate na trave. O locutor narra:
-Na traaaaaave! Na traaaaaave!
Resposta Mais Relevante: Para mostrar que houve perigo de gol e ele ficou impressionada.
3-Um bom número de expressões populares é construído com base na sonoridade.Veja estas: de cabo, sem eira nem beira,aos trancos e barracos,sem pé nem cabeça.Anote outras expressões desse tipo.
Resposta PESSOAL.Exemplo: Mundos e Fundos/Sacola Sem Fundo/Mamão com Açúcar.
4-Leia o Texto de Gilles Eduar:
O telefone
-Triim...triim...triiim...
-Au?
-Alô?É você Rex?
-Au!Au!
-Ambrósio está?
-Au.
-Vá chamá-lo, por favor.
-Au...
-Alô,Ambrósio?
-Miau.
-Ambrósio,não esqueça de tomar seu remédio.
-Miau.
-Então um beijo,até já.
-Bip,bip,bip,bip...
(EDUAR,Gilles,In: Diálogos interessantíssimos)
a-Nesse texto, são usadas várias onomatopeias.Quais identificam as personagens que participam do diálogo?Quem são essas personagens?
Resposta Mais Relevante: Au e Miau. O gato e o cachorro(Rex e Ambrósio).
b-"Bip,bip,bip,bip" é a imitação de qual som?
Resposta Mais Relevante: Do Telefone(ao desligá-lo)
5-As palavras destacadas nas frases abaixo mudam de sentido conforme tenham a sílaba forte na antepenúltima ou na penúltima sílaba.O que elas significam em cada uma das frases?
a-O cálculo não está correto.
Resposta Mais Relevante: A conta de matemática não está certa.
Eu calculo que ganhei 200 figurinhas.
Resposta Mais Relevante:Ele acha que ganhou 200 figurinhas, mas não tem certeza.
b-Qual é o seu número da sorte?
Resposta Mais Relevante:Algarismos de Matemática
Sempre numero as páginas dos meus trabalhos de escola.
Resposta Mais Relevante: Colocar números para se organizar.
by:Schtuz Mangovsk-ABC do POrtuguês







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